Direto da Constelação de Lira para a 2ª quinzena de abril

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sumário

Você vai fazer o que no fim de semana — e também feriado? Pode ser romântico armar uma rede no quintal à madrugadinha e ficar aguardando. Prepare-se, mas não para tomar sol. E, sabe, para assistir é necessário que o céu esteja sem nuvens.

Bom, não vai ser algo apresentado pelo Urânia Planetário Móvel, e também não é promessa feita por nós, mas uma descoberta datada de dois séculos atrás, sobre um acontecimento anual.

Estamos falando das Líridas, e pode já estar acontecendo!

Na verdade, alguns observadores do universo registraram a chuva de meteoros Líridas centenas de anos antes de Cristo, mas isso ainda não havia sido associado a um cometa. As pessoas não sabiam explicar o acontecimento.

Lembra que começamos falando de um momento romântico para agora? É que os meteoros que vão ser vistos com mais intensidade neste fim de semana eram considerados estrelas cadentes em outro tempo. Pequenos estilhaços do cometa Thatcher, ao entrar em contato com a nossa atmosfera, incendeiam-se, com clarões em movimento, fazendo uma apresentação que pode ser vista a olho nu e fotografada por câmeras de celular.

Além de deslumbrante aos olhos, o acontecimento dá a impressão de que há estrelas cadentes por todo o céu de quem vê. É preferível presenciar isso de madrugada, de 3 às 5h, horário em que mais “estrelas” caem — no início do dia 23 de abril. Poderá chegar a mais de quinze meteoros por hora.

No Brasil, Norte e Nordeste vão visualizar mais dessas explosões em movimento. É por causa da posição da constelação de Lira no céu. Lá em Lira se origina o fenômeno de que estamos falando.

Para melhor apreciar esse pico, não se esqueça de apagar as luzes artificiais ou afastar-se de cidades, se você mora em alguma. A Lua, que já ofereceu sua melhor exibição da temporada, deve percorrer seu caminho e se pôr a tempo do início das aparições.

Você vai fotografar a performance dos meteoros Líridas? Comente aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teve algum problema?

Caso tenha alguma dificuldade técnica com o site, por gentileza, preencha o formulário abaixo.