O que é um planetário?  

         

Planetário é um ambiente especialmente projetado com o objetivo de simular o céu estrelado noturno e diurno em diferentes épocas do ano e locais de observação, buscando a maior semelhança possível com a realidade. Seu ambiente principal, a sala de projeção onde são realizadas as chamadas “sessões de planetário”, é constituída por um auditório circular coberto por uma cúpula que serve para projetar, por meio de um ou mais projetores especiais, a sua programação. Com o objetivo de ensinar e difundir a Astronomia projeta, além do céu estrelado, imagens astronômicas em geral que, associadas a uma sonorização adequada, promove inúmeros efeitos especiais, tocando o emocional da platéia. Os recursos audiovisuais proporcionam aos visitantes, literalmente, um passeio entre as estrelas. Assiste-se em questão de minutos a movimentos celestes que, no universo, levam séculos para se completar. Entra-se em contato íntimo com os astros que povoam a nossa Galáxia, simulando uma viagem de sonhos onde se é levado à calma e quietude do espaço sideral, provocando um despertar para a observação e compreensão da natureza.

Nas sessões de planetário, normalmente, são exibidos programas pré-gravados onde os temas astronômicos são abordados com linguagens adequadas a diferentes faixas etárias, com uma mensagem de fundo específica.

Recentemente surgiram os sistemas digitais de projeção para cúpulas hemisféricas e, com isso, o conceito de Planetário foi ampliado para um espaço de projeções multidisciplinares imersivas. O planetário digital pode também ser chamado de cinema imersivo digital uma vez que possibilita fazer apresentações de qualquer natureza Desde aulas em geral, exibição de vídeos, espetáculos multimídia até as apresentações convencionais, utilizando os recursos astronômicos, da mesma forma que um planetário convencional, chamado ótico-mecânico. Num planetário digital, a Astronomia pode ou não ser abordada como tema principal.

Assim, atualmente, somando a tecnologia ótico-mecânica à digital, os planetários tornam-se ferramentas pedagógicas cada vez mais poderosas a serviço do ensino, popularização e difusão do conhecimento.

 

                                                                  Edna Maria Esteves da Silva

                                                                  Geógrafa e Planetarista aposentada do                                                                         Planetário da UFSC

                                                                  E-mail: edna.esteves@ufsc.br