• Tiago José da Silva

Observatório BINGO: descobrimentos sobre a cosmologia



O observatório de que estamos falando é o Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, localizado na Paraíba. O aglomerado foi produzido em São Paulo e instalado em uma área rural de Aguiar.


Trata-se de entender a história do cosmos. O que você diria de uma investigação que tem como ferramenta a captação de ondas acústicas? Captar e estudar sinais, comprovações proveitosas para entender a formação e a expansão do Universo! Mas isso depende de um aparelhamento completo a propósito.


É nisso que o Observatório BINGO tem sua especialidade. Age sob o céu sereno de Aguiar, com o mínimo possível de interferência ao trabalho que suas cornetas e demais instrumentos têm a realizar. Entenda conosco como a ciência está agindo, tendo os especialistas brasileiros como parte imprescindível no projeto.


O que ter o BINGO significa

Tendo em vista que o universo progressivamente se expande, entendemos que não estamos em um lugar, mas em um caminho. Os elementos do nosso instante anterior de vida nos levam para o próximo e, nessa dinâmica, os fatos físicos se dão.


Muita coisa pode ser constatada com o conhecimento das oscilações acústicas de bárions. Elas são uma referência, uma régua para entendermos o processo que ocorre no Universo. Entretanto, há muito ainda a ser conhecido, sabido e entendido.


Acompanhe os descobrimentos

Um aprofundamento sobre matéria, bárions, fótons e energia escura pode explicar muito sobre como os focos de energia se confrontaram e formaram as galáxias. Cabe também dizer que é uma atividade que avança.


Estudos de astronomia estão progredindo há menos de um século. Entende-se que todo aparato, como os observatórios construídos, contribui para nos serem reveladas comprovações sobre nós mesmos.


Entre os países envolvidos, o Brasil, que sedia o BINGO, age usando materiais avançados e conhecimentos tecnológicos de nossos cientistas. A inauguração do Conservatório, em dezembro de 2021, na verdade, marcou a continuidade das atenções científicas para o céu.


Envolve a nossa história passada, presente e futura. Compartilhe este artigo com alguém que se interessa por registros históricos!!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo