Eclipse solar: um lance para este fim de semana

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sumário

As trajetórias dos elementos Sol, Lua e Terra estão para formar um evento importante: o eclipse solar. Enquanto você diminui o ritmo de trabalho para curtir o fim de semana, astrônomos e admiradores de Astronomia ligam as turbinas para assumir um só olhar, pois há uma previsão se cumprindo.

Esse fato solar se dá quando a Lua, nosso satélite natural, por volta da sua fase nova, coloca-se entre o Sol e a Terra. Quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua (acontece em uma fase cheia), faz-se um eclipse lunar.

O eclipse solar será visto naturalmente só para quem estiver no sul do globo terrestre neste sábado. Vai ser do último quarto das 17h aos primeiros minutos das 18 (horário de Brasília). Algumas partes da América do Sul se incluem, e as regiões geladas, mais abaixo, vão presenciar com propriedade o escurinho de quando os raios solares nos abandonam por motivo de força maior.

De acordo com conhecedores do calendário, esse primeiro eclipse do ano vai originar um novo ciclo. É um ciclo ligado ao planeta Urano, e irá até ao segundo eclipse solar do ano, em setembro. Especificamente sobre a ocorrência de sábado, saiba um pouco mais, aqui.

Saiba onde o eclipse solar vai ocorrer

Aqui do Brasil, não veremos naturalmente o eclipse. No entanto, o acontecimento, previsto para a parte sul da Terra, um escurecimento total em algumas áreas e parcial em outras, será transmitido pelo canal/pela página do Observatório Nacional.

Porém, a cidade de Alegrete, RS, vai conseguir ver um pedacinho do espetáculo. De lá vai se poder testemunhar a Lua tirar uma casquinha do Sol, ou, se você preferir, entrar um pouco pela tangente. Mas vai ser muito rápido!

De qualquer maneira, há um jeito de ver a maravilha acontecendo: pela transmissão!

Confira como proteger-se

O eclipse solar não representa nenhum perigo direto para você, a não ser que esteja assistindo sem proteger os olhos! Adquirindo material próprio, que é uma lente, máscara usada para solda, encontrada em lojas específicas, você estará apto para presenciar o evento a olho nu.

Vale lembrar que no Sul do Brasil, em área específica, o eclipse solar será parcial. Mas não duvide das emoções envolvidas nisso!

Aproveite para acompanhar o mais raro eclipse! E não deixe de compartilhar este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teve algum problema?

Caso tenha alguma dificuldade técnica com o site, por gentileza, preencha o formulário abaixo.