• Tiago José da Silva

Asteroide de grande porte vai passar em nossa rua galáctica


Segundo previsão de especialistas, um asteroide de diâmetro duas vezes a altura do mais alto edifício do mundo passará por perto. Mede aproximadamente 1,8 mil metros. Bom, vai ser um sobrevoo a 4 milhões de quilômetros da Terra. A data de maior proximidade é 27 de maio.


Se não há perigo, qual será o problema? Astrofísicos calculam pouca proximidade. Mas, mesmo que dois pares de milhões de quilômetros de distância de nós seja muita coisa, há receio. O asteroide é, em comparação aos demais corpos que atravessam a órbita terrestre, muito grande.


A trajetória da rocha gigante acontece a uma distância tranquila, mas você também se imagina em um filme de ficção científica, um enredo? Todos os esforços se confluem em evitar que ela passe muito perto do nosso planeta. Pessoas correm a cuidar de assuntos importantes, que antes adiavam.


Na vida real, notícias como a passagem de um asteroide a poucos quilômetros de nós não são raras. Elementos semelhantes já se aproximaram em outras ocasiões, e mais perto.


Desfile discreto

No caso do asteroide em questão, é um corpo celeste que orbita em torno do Sol. Da próxima, quando ele voltar, será daqui a mais de 30 anos, e vai passar mais longe.


Como é um corpo celeste sem luz própria, nosso amigo aerólito vai passar discretamente. Aliás, ele vai refletir, em parte, a luz do Sol. De uma forma ou outra, será, com certeza, identificado pelos especialistas.


Evento para muitos gostos

Segundo recomendado, a melhor forma de observar essa parada, de primeira mão, será com um bom telescópio. Para quem não tem acesso a equipamento de grande definição, mas gosta de acompanhar, felizmente, tem os transmissores de plantão, em bons canais.


Quando eventos assim, da astronomia, acontecem, é oportunidade para explorar o conteúdo e compartilhar com quem também gosta do tema. Para as agências em assuntos espaciais, são um convite a hipóteses e testes.


O que está para acontecer será em uma sexta-feira, fim de semana. Você vai preparar pipoca e se programar para assistir?




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo