O PLANETÁRIO URÂNIA E O ENSINO DE ASTRONOMIA

 

As  aulas de aprofundamento das sessões de planetário (Sessão Betelgeuse), são desenvolvidas a partir dos temas apresentados nos filmes, com a finalidade de melhor significar os conteúdos científicos apresentados. Para auxiliar nesta atividade, são utilizados alguns modelos didáticos para o ensino de Astronomia.

A seguir, são relacionados os filmes com os possíveis assuntos a serem tratados, de acordo com a faixa etária indicada:

 

O SEGREDO DO FOGUETE DE PAPELÃO

 (Indicado para crianças de 4 a 10 anos)

 

Explica-se ao aluno a diferença entre a ficção e o mundo real, uma vez que os personagens saem facilmente da Terra viajando num foguete de papelão pelo Sistema Solar. Provoca-se reflexões sobre as dificuldades de sobrevivência fora da Terra e das condições ambientais mais relevantes dos outros planetas de nosso Sistema Solar.

- De 4 a 6 anos:

Antes da exibição do filme, as crianças são preparadas por meio de uma explicação sobre o roteiro da estória, objetivando uma melhor compreensão do conteúdo.

- De 7 a 10 anos: 

Conteúdos a serem abordados: Localização no Universo (Terra, Sistema Solar e Galáxia); Escala de distância entre os planetas; Composição dos planetas telúricos (rochosos) e jovianos (gasosos); Ordem e tamanho dos planetas do Sistema Solar; Conceito atual do Sistema Solar; Questionamentos (perguntas e respostas);

 

- MEDINDO O CÉU

(Indicado a partir de 10 anos).

 

Conteúdos que podem ser abordados a partir do conteúdo do filme: medidas de distância no Universo: ano-luz; comparação de distâncias no Sistema Solar, das estrelas e das galáxias; dimensões no Universo; conceitos de galáxia, aglomerados estelares e nebulosas; a Via Láctea; o telescópio espacial Hubble.

 

- AVENTURA NO SISTEMA SOLAR

(Indicado a partir de 10 anos)

 

Conteúdos que podem ser abordados a partir do conteúdo do filme: caracterização dos principais componentes do Sistema Solar: planetas, satélites naturais, cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, cinturão de Kuiper, planetas anões, cometas; novo conceito de Planeta.

 

- DOIS PEDACINHOS DE VIDRO

(Indicado a partir de 12 anos)

 

Conteúdos a serem abordados: Localização no Universo (Terra, Sistema Solar e Galáxia); Tipos de telescópios; Importantes personagens da ciência (Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Issac Newton, Edwin Hubble, entre outros); Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica; Sistema Binário de Estrelas; Espectro das estrelas; Expansão do Universo; Questionamentos (perguntas e respostas);

 

- DE VOLTA PARA A LUA PARA FICAR

(Indicado a partir de 12 anos)

 

Conteúdos a serem abordados: volta do interesse do homem pela Lua - o que é a missão Google Xprize; missões à Lua; caracteristicas do relevo Lunar; origem e formação da Lua, questionamentos (perguntas e respostas).

 

- O CÉU DAS QUATRO ESTAÇÕES

(indicado a partir de 7 anos)

 

Este programa é apresentado em todas as sessões de planetário  apresentadas para as faixas etárias a partir de 7 anos.

Conteúdos a serem abordados: Localização no Universo (Terra, Sistema Solar e Galáxia); noções de observação do céu estrelado; conceito de constelação; Como reconhecer, no céu, os planetas visíveis sem auxílio de telescópios e algumas contelações; relação dos movimentos de rotação e translação terrestres com o aparecimento das constelações durante o ano e o movimento aparente do céu;  O mecanismo das estações do ano; Questionamentos (perguntas e respostas).